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        8 de abril de 2015

        Importância do Facebook para um estúdio de Pilates

        Importância do Facebook para um estúdio de Pilates

        Cada vez mais popular no Brasil e no mundo, o Pilates é uma modalidade de exercícios físicos que também ganha cada vez mais concorrência. E é aí que a divulgação tem papel fundamental, principalmente quando utiliza as poderosas ferramentas das redes sociais, como o Facebook.

        Antes de mais nada, o empreendedor precisa compreender que as ações devem ser produzidas de acordo com a ótica do cliente – que nem sempre é a mesma que a dele. O acesso ao Facebook cresce de forma vertiginosa, transformando-se em uma das mais eficientes ferramentas de marketing já vistas. No entanto, é preciso saber usá-la, e para isso é muito importante conhecer o perfil do seu público-alvo. O ideal é conseguir que cada aluno preencha um formulário com algumas características básicas, para que, com essas informações em mãos, possa direcionar os posts de acordo com o interesse dos clientes. Alguns itens:

        • Idade e data de nascimento;

        • Endereço eletrônico (e-mail);

        • Endereço no Facebook;

        • Frequência com que entra na rede (uma vez por dia, várias vezes por dia, pela manhã, à tarde ou à noite, nunca);

        • Profissão;

        • Motivo pelo qual procurou o estúdio de Pilates;

        • Gostos pessoais: músicas, livros e filmes preferidos, etc.

        Como produzir posts que gerem resultados

        Tenha em mente que as redes sociais se tornaram muito mais do que apenas uma forma de fazer e reencontrar velhos amigos – para o público comum, elas se tornaram importantes canais de informação, e para o empreendedor, um valioso canal de divulgação. No entanto, a quantidade de posts recebidos diariamente por cada um dos seus alunos é imensa, então você deve conseguir uma forma de se destacar entre eles e fazer diferença. Para isso, você vai analisar as informações recebidas sobre cada um deles e traçar uma estratégia de alcance.

        Conteúdo deve estar relacionado, mas nem sempre

        É ótimo você usar o Facebook para divulgar alguma modificação de horário, uma novidade nos exercícios, a inclusão de uma nova técnica ou a aquisição de um novo equipamento, mas falar do próprio umbigo o tempo todo não torna ninguém simpático. Procure fazer conteúdo que tenha a ver com Pilates, sim, mas não só o do seu estúdio, mostre o que está acontecendo ao redor do mundo.

        Por outro lado, use as informações que você recebeu sobre as principais preferências dos clientes e inclua posts relevantes e originais sobre elas. Por exemplo, se a maioria dos seus alunos gosta de rock, de vez em quando fale sobre a entrega de um prêmio, um show especial ou a chegada de uma nova banda ao Brasil. Mostre que você se importa com o que seus clientes gostam. Mas nada de copiar conteúdo, pois, além de não serem reconhecidos pelos motores de busca do Google, você perde em credibilidade.

        Espelhe seus alunos

        Todo mundo gosta de aparecer no Facebook e mostrar o que está fazendo, então espelhe seus clientes, mostre que você sente orgulho por ele ter escolhido o seu estúdio. Faça fotos das aulas, de vez em quando clique um ou outro em particular e cite o nome dele no post, marcando-o para que veja. Desta forma os amigos dele também irão visualizar o seu post e poderão se interessar pela prática do método Pilates e também pelo seu estúdio.

        Tamanho dos posts – Facebook é lugar de informação rápida, não é um jornal ou uma revista. Faça posts curtos, que deem uma informação precisa mas atraente, curta mas com conteúdo. Quando o assunto merecer destaque, coloque um link direcionando-o para a matéria completa no seu site – e nele, sim, você deve ter fotos do estúdio, horário das aulas, equipe, depoimentos de clientes, notícias mais completas, etc. Dessa forma, você ganhará cliques, estará prestando um serviço de utilidade pública (informação) e fidelizando seus clientes através de uma forma simpática de relacionamento.

        Divulgue promoções – Use o Facebook para divulgar promoções e atrair mais clientes, como Dia do Amigo, por exemplo, onde o amigo ganha uma aula grátis, sorteio de um mês gratuito ou algum outro produto entre quem compartilhar a promoção no Facebook, etc.

        Cuidado com o excesso – Tudo que é demais enjoa, e nas mídias sociais não é diferente. Pesquisas de marketing mostram que da mesma forma que ninguém gosta de ser bombardeado por e-mails, a quantidade excessiva de posts faz o efeito contrário: as pessoas simplesmente param de lê-los. É como se você virasse o chato, aquele “arroz de toda festa” que invade o espaço sem ser convidado. Por outro lado, uma quantidade semanal de 3 a 5 posts desperta a curiosidade para o próximo e deixa um gostinho de “quero mais”.

        Montar uma estratégia de marketing para Facebook baseada na análise do seu público-alvo pode não ser a coisa mais fácil do mundo, mas o retorno compensa qualquer investimento em um bom profissional ou em uma empresa especializada em marketing online e produção de conteúdo. Você notará os resultados ao ver suas salas cheias e a popularidade do seu estúdio frente à concorrência.

        E quais são as estratégias de marketing digital que você tem utilizado para divulgar seu estúdio de Pilates? Compartilhe suas experiências conosco no campo abaixo!

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