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13 de maio de 2016

promoções nas redes sociais

Promoções nas redes sociais das suas aulas de pilates: sim ou não?

Fazer promoções nas redes sociais é uma ótima maneira de atrair novos clientes. No entanto, é preciso prestar bastante atenção para não cometer nenhum ato ilegal e acabar se prejudicando. Existem algumas regras do Facebook e do Ministério da Fazenda que precisam ser respeitadas na hora de fazer um sorteio da sua aula de pilates na internet.

É muito comum nos depararmos diariamente com diversas promoções nas redes sociais de produtos, principalmente no Facebook e Instagram. Geralmente são sorteios realizados com quem curte a página, compartilha uma postagem ou comenta na publicação marcando outros usuários. Claro que essa é uma estratégia que chama atenção, mas fazer isso da maneira incorreta é ilegal, de acordo com a Lei 5.768 de 1971.

Quais as regras para sorteios nas redes sociais?

Para fazer qualquer sorteio, é preciso fazer um registro na Caixa Econômica Federal e na Secretaria de Acompanhamento Econômico, por meio do Ministério da Fazenda. Nesse registro preenche-se um formulário com informações sobre o sorteio e paga-se uma taxa.

Quem não quiser fazer esse registro tem uma outra opção. Sorteios culturais não são proibidos e podem ser feitos sem comunicação ao Ministério da Fazenda. Portanto, a solução é fazer uma promoção em que o vencedor seja escolhido por mérito, através da decisão de uma comissão julgadora. Boas ideias são fazer concursos de frases, de respostas, de desenhos ou de vídeos criativos.

Regras do Facebook

O próprio Facebook também possui regras específicas para a realização de sorteios, com a intenção de bloquear as práticas ilegais. Nos Termos da Página da rede social há diversas especificações sobre as promoções.

O Facebook exige que, em qualquer promoção, fique bem claro que a rede social não está envolvida na situação e não é responsável pela sua realização ou fiscalização. Eles pedem que seja explicitado que não existe nenhum vínculo daquele sorteio com o Facebook. Também é recomendado que no post do sorteio contenha todas as informações do regulamento, como regras, requisitos, quem pode participar e como funcionará.

Outra especificação do Facebook é em relação aos recursos da rede. Por exemplo, curtidas, comentários e compartilhamentos não podem ser os requisitos básicos para a participação em uma promoção. Também não é permitido que o vencedor seja notificado através dos recursos do Facebook, como recados no mural ou mensagens privadas.

Como fazer promoções nas redes sociais?

Como mencionado anteriormente nesse post, a melhor maneira de fazer uma promoção dentro da lei é realizar um concurso cultural. Assim, você não precisa de nenhum registro no Ministério da Fazenda e pode ficar sossegado, pois está agindo conforme a legislação do nosso país.

Outra boa estratégia é utilizar aplicativos específicos e abas externas para fazer os concursos. Hoje já existem diversas opções que fazem sorteios automáticos e ainda liberam relatórios de comprovação do funcionamento do sorteio. Os mais conhecidos e usados são o Sorteie.me e EasyPromos.

Depois de decidir quais serão os critérios culturais do seu sorteio, você pode e deve abusar das redes sociais para fazer a divulgação da sua promoção. Crie posts criativos, com boas imagens e títulos chamativos para atrair a atenção dos usuários. Também peça para os seus clientes compartilharem a publicação e indicarem amigos para participar. Dessa maneira, você consegue usar as redes sociais para atrair mais clientes para as suas aulas de pilates e ainda está agindo dentro da lei!

Gostou de saber sobre as promoções nas redes sociais para suas aulas de pilates? Continue acessando o nosso blog!

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