Pilates e futebol

O futebol é um dos esportes que mais exigem do corpo humano. Força, resistência, velocidade e agilidade são uma demanda ao atleta ou praticante. Somado a isso, é grande a incidência de lesões musculares que acabam, muitas vezes, tirando jogadores de campo.

O pilates é uma excelente prática para otimizar o condicionamento físico de atletas, pois possui foco no core, flexibilidade, estabilidade e equilíbrio.

Um treinamento que alia pilates e futebol foca diretamente nas necessidades físicas do jogador, como velocidade e coordenação motora, além de proporcionar mais harmonia entre o funcionamento de corpo e mente.

Isso contribui tanto para a realização das atividades do dia a dia do atleta como para o momento dele em campo. Além de otimizar o desempenho e prevenir lesões, os jogadores precisam de um programa de treinamento que produza resultados em pouco tempo.

Pilates e futebol: benefícios de um programa de condicionamento que alia as duas práticas

  • Desenvolve força central para melhorar eficiência e resistência;
  • Desenvolve músculos para a força, sem volume adicionado;
  • Aumenta a flexibilidade e a amplitude do movimento;
  • Restaura a postura e o alinhamento do corpo;
  • Melhora a estabilidade e o equilíbrio;
  • Corrige os desequilíbrios no organismo, reduzindo o risco de lesões;
  • Aumenta a resistência através de técnicas de respiração adequadas.

Opinião de profissionais sobre a relação pilates e futebol

O treinador Arsene Wenger, do Arsenal, há muito tempo pregou a importância crucial de alongamento, maleabilidade e flexibilidade – exatamente o que o pilates faz de melhor.

Um número crescente de jogadores de ponta pratica pilates como forma de melhorar a coordenação, mobilidade e flexibilidade, bem como para a recuperação de lesões e para a prevenção, principalmente.

David Beckham foi apresentado ao pilates enquanto estava no AC Milan. Na ocasião, Beckham fazia uma hora de pilates por dia. Após a incorporação da prática em seu programa de condicionamento físico, a gordura corporal dele caiu de 13,7% para 8,5%.

Leia maisLeia mais
– Três dicas incomuns para potencializar os exercícios físicos
– 4 maneiras de exercitar o cérebro

Fonte: Mary Bange

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.