Bola Suíça

A Bola Suíça é um acessório versátil e utilizado em diversas modalidades. Ela pode ser encontrada hoje em práticas de pilates, yoga, ginástica, fisioterapia, entre outras. No pilates, a presença dela é tão marcante, que chega a ser associada imediatamente ao método.

No entanto quando surgiu, em 1963, a finalidade da Bola Suíça era apenas o uso terapêutico. Ela foi desenvolvida pelo fabricante Aquilino Cosani por encomenda da fisioterapeuta Susanne Klein-Vogelbach, diretora da Escola da Fisioterapia em Basileia, na Suíça.

Ao começar a ser utilizada por fisioterapeutas norte-americanos, passou a ser chamada de Bola Suíça. Seu uso, com o passar do tempo, se tornou mais amplo, e o acessório deixou de ser uma exclusividade da fisioterapia.

Neste post vamos abordar diversos aspectos relacionados à Bola Suíça. O foco será mais direcionado ao pilates. Para saber mais, me acompanhe!

Finalidade

De acordo com a profissional de pilates Larissa De Bonis Sargentelli Elias, dona do Estúdio Garden Pilates, que tem bastante experiência em práticas com o acessório, a Bola Suíça pode ser utilizada para as mais diversas finalidades, desde um simples relaxamento até um exercício complexo.

Ela cita que o acessório é excelente para trabalhar o equilíbrio, a estabilização de tronco, da coluna e dos quadris. Também pode promover a melhora da postura, já que ao realizar movimentos, o aluno desenvolve a consciência corporal.

Tamanhos

A Bola Suíça pode ser encontrada em diversos tamanhos. Os mais comuns são:

Larissa recomenda que a escolha do tamanho de bola a ser utilizada observe alguns aspectos: a altura e o comprimento das pernas do aluno; se ele está acima do peso; se possui algum problema de postura e qual o objetivo do exercício.

Pensando na proporcionalidade entre o tamanho da bola e o do aluno, a relação costuma seguir o seguinte padrão:

  • Bola Suíça pequena (até 55 cm): Para alunos com altura entre 1,60-1,75 cm
  • Bola Suíça média (65 cm): Para alunos com altura entre 1,75 cm-1,95 cm
  • Bola Suíça grande (a partir de 75 cm): Para alunos com mais de 1,95 cm

Tensão

A Bola Suíça é feita de borracha dura ultrarresistente e forte. Ela é capaz de suportar uma pessoa adulta de 300 kg.

Em exercícios de pilates, o uso dela mais ou menos inflada depende do objetivo que se almeja atingir.

Larissa explica que bolas mais infladas ou duras são mais instáveis, porque têm menos apoio no solo e se movem mais rápido. As menos infladas, por serem mais estáveis, são as mais recomendadas para quando se começa a trabalhar com um aluno.

Vantagens

O uso da Bola Suíça apresenta inúmeras vantagens aos praticantes. Veja algumas delas abaixo:

  • Os exercícios com ela não precisam, necessariamente, de outros equipamentos para serem executados;
  • As práticas com a Bola Suíça permitem que haja uma grande tonificação e fortificação dos músculos;
  • Atividades físicas, em geral, causam impactos nas articulações, em diferentes intensidades. Os exercícios com bola preparam o corpo para essas atividades e outras do dia a dia. Isso faz com que o risco de lesões diminua.
  • Possibilidade de trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo. Alguns deles são difíceis de se alcançar na ginástica tradicional, mas possíveis e executáveis com a Bola Suíça.
  • As práticas com a bola permitem relaxamento e liberação da tensão presente nos músculos.

Exercícios

Confira quatro práticas de pilates descritas pela profissional Larissa utilizando a Bola Suíça:

  • Swan

O exercício começa com o aluno deitado de barriga para baixo com a região abdominal e pélvica apoiadas sobre a Bola Suíça, com as mãos no solo e com os membros superiores à frente, mantendo os quadris aduzidos.

Ele deve inspirar, preparando o movimento, e expirar, realizando a extensão e abdução do quadril. Depois deve inspirar novamente, retornando à posição inicial.

  • Abdominal

O aluno deve ficar deitado de barriga para cima com apoio do quadril, coluna lombar e torácica baixa sobre a Bola Suíça, os pés apoiados no solo, joelhos fletidos e mãos na nuca.

Ele então inspira para preparar o movimento e expira ao flexionar a coluna cervical e torácica. Como variação, pode-se associar o movimento de rotação da coluna à flexão.

  • Prancha na bola

O aluno deve ficar de barriga para baixo, com a ponta dos pés no chão, cotovelos e antebraços apoiados na bola. Deve manter uma linha reta desde a cabeça até os tornozelos, com o abdômen e glúteos contraídos, ficando nessa posição por 30 segundos.

  • Fortalecimento de paravertebrais

A posição inicial é em decúbito ventral, com o abdômen apoiado na bola, mãos atrás da cabeça e pés apoiados no solo. O aluno deve manter a coluna e o quadril em flexão sobre a curvatura da bola. Ele então executa a extensão da coluna e do quadril e retornar à posição inicial.

Reabilitação

A Bola Suíça, além de muito utilizada para condicionamento físico, é um excelente acessório para a reabilitação de pacientes. De acordo com Larissa, o acessório promove uma ampla gama de aplicações clínicas.

“É utilizada em treinos e sessões de reabilitação de atletas, e os resultados têm sido mais do que satisfatórios. O profissional deve conhecer bem o seu paciente e os exercícios, utilizando o bom senso para um resultado mais seguro e eficiente”, afirma.

A profissional acrescenta que a bola pode ser usada na avaliação das deficiências de força, mobilidade, equilíbrio e coordenação motora.

Qualidade

Ao adquirir uma Bola Suíça para o seu studio, alguns aspectos devem ser levados em conta, para que o aluno passa executar os exercícios com mais segurança.

Larissa recomenda que o profissional verifique a qualidade da matéria-prima. É importante também observar se o acessório tem o mecanismo antiestouro. Ele é responsável por impedir que a bola estoure repentinamente, evitando acidentes.

Dicas extras

Para que os exercícios utilizando a Bola Suíça ocorram da melhor forma, a profissional Larissa dá algumas dicas:

  • Sempre realizar uma avaliação física com o aluno antes do uso, observando o quadro clínico. Dessa forma, é possível definir os melhores movimentos para ele.
  • Tomar os devidos cuidados de uso, limpeza e armazenamento de bolas, para que elas tenham mais durabilidade.

Leia maisLeia mais
– Por que agregar a bola aos exercícios com equipamentos?
– Você conhece as variações no nome dos acessórios?

Gostou do nosso post sobre Bola Suíça? Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quiser acrescentar alguma informação, comente aqui!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.