Abrir um estúdio de pilates como investidor

Se você tem faro para investimentos e quer empreender na área fitness, certamente já se atentou para o pilates. Só no país já são cerca de 30 mil espaços. Isso é o resultado de muita demanda e custos baixos, se comparados a academias. Não é necessário ser da área para perceber o potencial do negócio. É possível abrir um estúdio de pilates como investidor.

Confira o que fazer:

Responsável técnico

Para ministrar aulas de pilates no Brasil, é necessário ter formação em Educação Física ou Fisioterapia. Se essa não for a sua área, você precisará contratar um responsável técnico que tenha uma das duas formações.

Além da graduação, é importante que você verifique também a formação que ele tem em pilates. A qualidade do instrutor que você contratar será determinante para o sucesso do seu negócio. Leia mais sobre isso aqui.

O profissional será responsável pelas atividades desenvolvidas no estúdio e deverá assinar um termo de responsabilidade. Ele responderá pelo espaço perante o conselho regional ao qual está cadastrado, que é o CREF, se ele for da área de Educação Física, e CREFITO, se ele for da de Fisioterapia.

É importante que o profissional observe todas as resoluções do conselho, para que a empresa não incorra em nenhuma penalidade.

Na constituição legal do seu estúdio de pilates, esse responsável técnico também deverá ser discriminado no ATO constitutivo do negócio.

Equipamentos de pilates

Se você vai abrir um estúdio de pilates como investidor, certamente tem pouco conhecimento sobre aparelhos de pilates. Eles serão peças fundamentais no seu negócio, então você precisará se informar bastante antes de efetuar a compra.

É interessante que o instrutor que você escolheu para ser o responsável técnico do seu negócio te auxilie nessa escolha. Ela não deve ser feita baseada apenas no critério preço, que é um assunto da sua especialidade, mas também e principalmente no aspecto qualidade, que é algo que um profissional da área terá mais propriedade para verificar.

Há muitos pontos que deverão ser levados em consideração. O principal deles, sem dúvida, é a segurança. O aluno que frequentar o seu estúdio não deve sair de lá lesionado. Você poderá enfrentar até problemas processuais se isso ocorrer. Esse aspecto deve ser a prioridade.

Outros critérios que também pesam na escolha são: a qualidade da matéria-prima, para que os aparelhos tenham durabilidade; praticidade, para que o instrutor possa ministrar as aulas com agilidade; e conforto, para que o aluno se sinta bem e queira voltar. Para saber mais sobre isso, leia este post.

Outros passos

Os outros passos necessários para a abertura de um estúdio de pilates como investidor são os mesmos valem para qualquer negócio, e que você certamente conhece:

  • Escolher a categoria do negócio;
  • Obter licenças, alvarás e registros;

Recomendamos que você baixe o eBook: Tutorial: passos certeiros para abrir um studio de pilates, para que possa se aprofundar mais no assunto.

Conheça quem optou por esse investimento

A empresária Solange Menti é dona do Menti Corpus Studio Pilates, um espaço de pilates, yoga e pole fitness. Ela não é formada em Educação Física nem em Fisioterapia. Sua atuação profissional passava longe do pilates, mais precisamente pelo ramo de transportes e cargas completas.

O estalo para investir nessa área surgiu quando Solange praticava pilates como aluna. Ela gostava muito do método, porém não estava satisfeita com o ambiente do estúdio que frequentava. Isso fez com que ela começasse a pensar no que era possível para melhorar.

Então, um dia, a ideia se apresentou: abrir um estúdio de pilates. O espaço para isso ela já tinha, e a localização era boa. Com todos os ventos soprando a favor, Solange decidiu montar um estúdio do jeito que ela imaginou: “lindo, como eu achava que devia oferecer às pessoas”, relembra.

Ela não tinha ninguém em mente para ser o responsável técnico. Decidiu primeiro montar o estúdio. Deixá-lo limpo, iluminado e cheio de energia. Teve que fazer muita pesquisa para conseguir adquirir equipamentos de pilates de qualidade, já que não era a área dela.

Com o estúdio pronto, foi procurar por um profissional de pilates. Fez várias entrevistas até chegar à escolha: uma instrutora com bom conhecimento, boa didática, carismática e atenciosa com os alunos.

Primeiros momentos

Solange não sentiu nenhuma dificuldade em abrir um negócio voltado para uma área à qual ela não tinha formação, o pilates. Por ela já ter praticado o método como aluna, já tinha uma ideia de como era o funcionamento de um estúdio.

Para a empresária, o desafio foi inaugurar, abrir as portas e adquirir a confiança das pessoas. Ela diz que o estúdio, assim como qualquer negócio, tem um tempo médio para dar retorno. Por isso, é importante que o investidor tenha reservas financeiras para o início, até que o negócio comece a dar lucro.

No caso dela, o fato de ser dona do imóvel no qual o estúdio foi montado ajudou bastante, pois não precisou pagar aluguel. “Já foi meio caminho andado”, relata. Ela recomenda que, se possível, o investidor monte o estúdio em um espaço próprio.

Leia maisLeia mais
– Como garantir uma boa gestão financeira de um studio de pilates
– Saiba como o benchmarking pode melhorar seu studio de pilates

Você ainda tem alguma dúvida sobre como abrir um estúdio de pilates como investidor? Deixe aqui o seu comentário!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.