Bosu

Criado nos anos 90 por David Weck, o versátil Bosu é um acessório que pode ser usado por completo, tanto de um lado quanto do outro. A própria raiz do nome é uma referência à essa multifuncionalidade. Bosu é uma abreviação de BOth Sides Up, que quer dizer “ambos os lados acima”.

Para falar sobre ele, conversamos com os especialistas Éder Marcolin e Djavan Luques. Ambos são fisioterapeutas, instrutores de pilates e donos dos studios: Corpore Sani Pilates, Unidade do Corpo Pilates e Equilibrium Studio Pilates.

Entenda melhor o acessório:

Finalidade

O Bosu é um acessório utilizado para diversas modalidades como: ginástica, musculação, yoga, fisioterapia e pilates.

Seu uso no método pilates é feito para estímulo proprioceptivo, reforço da musculatura profunda, consciência corporal, melhora da performance e da coordenação motora por meio de desequilíbrios, que funcionam como um desafio ao aluno.

O acessório também tem atuação no campo da neurofisiologia, trazendo benefícios ao sistema nervoso central. Isso acontece porque o Bosu recorre à propriocepção.

Trata-se de uma modalidade sensorial resultante da estimulação de mecanorreceptores situados nos músculos esqueléticos (fusos musculares), tendões (órgãos tendinosos de Golgi), articulações, aponeuroses e tecido conjuntivo mais profundo.

Isso gera um resultado nas informações táteis sentidas pelo corpo no uso da superfície instável e das informações do sistema vestibular localizado no ouvido interno, que responde à manutenção do equilíbrio do corpo.

Exercícios

Diversas práticas de matwork podem ser executadas de forma alternativa sobre o Bosu. É possível empregá-lo em exercícios desde o pré-pilates, como Breathing e Imprint and Release, até a práticas avançadas, como Teasers.

O Bosu também pode ser utilizado em exercícios conjuntos com equipamentos. Ele integra-se perfeitamente ao Ladder Barrel, podendo ser usado como apoio do espaldar. Também pode ser associado ao Wall Unit, fazendo a integração das molas aos treinos sobre o acessório.

Vantagens

A principal vantagem do Bosu em relação a outros acessórios de pilates é a versatilidade. O treino com ele gera uma série de resultados positivos, promovendo a integração do corpo e da mente. Assim, a concentração e as capacidades psicomotoras do indivíduo são desenvolvidas.

O uso do Bosu permite que qualquer pessoa, independente do nível de atividade física ou idade, consiga resultados efetivos no treino de equilíbrio.

Para alunos e pacientes idosos, o emprego do acessório é extremamente bem-vindo, já que ele melhora o equilíbrio, a coordenação, aumenta a eficiência neuromuscular, melhora a postura, a consciência corporal e os movimentos funcionais do dia a dia. Além disso, é uma forma lúdica e interessante de manter-se em forma.

Leia maisLeia mais
– 5 exercícios para aulas de solo em todos os níveis
– Top 5: confira os acessórios mais usados no pilates

Você usa o Bosu em suas aulas? Comente aqui sobre a sua experiência e a de seus alunos com o uso do acessório!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.