Base para o plano de marketing de um estúdio de pilates

A primeira atitude de um profissional que pretende abrir um estúdio de pilates é escolher um bom curso de especialização, que dê segurança para exercer adequadamente a função de instrutor.

Um profissional consciente e bem preparado é um grande diferencial, mas muitas vezes o conhecimento não é o suficiente para fazê-lo um vencedor. O uso de técnicas de marketing é essencial para alavancar o seu negócio.

Planejar é a palavra de ordem para quem deseja o sucesso profissional. A carreira deve ser vista como um plano de negócios, tendo foco nos objetivos a curto e longo prazo e, ao mesmo tempo, cuidando de sua qualificação profissional.

Invista na sua imagem pessoal

Invista na imagem de seu estúdio, para que ele tenha visibilidade e contribua para o marketing e a divulgação do espaço. Faça algo bonito, de bom gosto e que chame a atenção de quem passa.

Existem maneiras de fazer com que as pessoas olhem para o seu local. Procure usar cores vivas e que se indentifiquem com o logo da empresa.

Na rua, uma placa bem colocada fica gravada na mente de quem passa, então vale a pena o investimento. Um luminoso também é bem-vindo. Em prédios, explore bem as placas no hall de entrada e personalise a sua porta, de modo que o público possa imediatamente identificar do que se trata o local.

Escolha bem o local

Procurar um local adequado para instalar o seu estúdio é algo que necessita de atenção redobrada. Tome cuidado ao alugar ou comprar um espaço, analise a localização, a visibilidade, o estacionamento e o custo-benefício de seu investimento. Tudo isso faz parte do marketing de sua empresa!

Conquiste boas referências

Networking é fundamental para o sucesso. Muitas pessoas estão dispostas a ajudar a divulgar bons serviços prestados, e para um estúdio de pilates a propaganda boca a boca é de muita relevância.

Faça parcerias com entidades de classe, profissionais de saúde e com empresas próximas ao seu local de trabalho, fornecendo algum desconto.

Convide médicos, nutricionistas e demais profissionais para a inauguração de seu espaço, ofereça uma aula grátis para eles ou para algum familiar. Mas cuidado para não levar para o lado do financeiro, remunerando profissionais pela indicação, pois isso fere a ética profissional. As pessoas precisam indicar o seu trabalho pelo valor que ele tem, e não porque ganham por isso.

Conquiste seu público

Saiba o perfil de cliente que procura e a partir daí descubra onde ele pode ser encontrado. Promova uma palestra grátis, dentro da sua estratégia de marketing, e depois dela ofereça um café. Essa será uma ótima hora para contatos, troca de cartões e conquista de novos clientes. Cartões em formato de imã de geladeira se perdem menos que os cartões de papel.

Faça uma divulgação direcionada

Invista em uma boa divulgação com folders e panfletos. Porém, seja criterioso, pois panfletar sem objetivo é perda de tempo e dinheiro. Além disso, a distribuição de material de divulgação nas ruas só contribui para sujar a cidade.

Então exerça sua estratégia de marketing da melhor maneira, distribua seu material de divulgação onde possa realmente encontrar o seu público. Procure o dono do estabelecimento para pedir permissão para deixar o seu material e fale um pouco do seu trabalho para ele, pode ser que nessa conversa você já ganhe um cliente.

Vista a camisa do seu estúdio de pilates

Crie um belo logo para seu estúdio de pilates e estampe-o em uma camiseta de qualidade. Depois, para dar continuidade à técnica de marketing, use-a em todos os locais aonde você for. Isso dará visibilidade à sua marca.

Escute seus clientes

Agora que o cliente chegou, você não deve se empolgar e relaxar nas estratégias de marketing. O resultado de seu trabalho aparecerá daqui para frente e cada cliente pode se tornar um multiplicador do seu negócio.

Por isso, a acolhida é de suma importância. As pessoas chegam para ser cuidadas e curadas de suas dores. Elas precisam ser ouvidas, portanto uma boa anamnese é o pulo do gato.

Nunca coloque o seu cliente nos aparelhos sem uma avaliação inicial, ela é a base de todo trabalho e sua medida para as demais avaliações. Que tal fotografar posturas iniciais para depois comparar?

Reserve um tempo para escutar as queixas dos clientes, para que seja possível atender às necessidades físicas e emocionais de quem o procura. A primeira regra de um plano de marketing é atender e entender quem procura o seu estúdio.

Promova confiança

Falar sobre a biomecânica postural, como os músculos se movimentam e a relação de cadeias musculares é algo bom, mostra o conhecimento do profissional, criando confiança.

Mas é necessário adaptar a linguagem técnica para a linguagem comum, isso faz com que haja mais proximidade do instrutor com quem o procura.

É importante estar sempre ao lado de quem realiza os exercícios, incentivando, pois isso dará confiança para a pessoa e fará com que tenha vontade de continuar trabalhando.

Além disso, sentir melhorias é o que faz seu cliente retornar. Então é importante, ao final da aula, perguntar como ele se sente e pedir para comparar o antes e o depois.

Essa constatação da diferença para melhor aumenta a confiança no método. Incentivar a percepção faz toda a diferença para ganhar a fidelidade do cliente.

Crie um ambiente agradável

Faça de seu estúdio um local agradável, onde as pessoas gostem de ficar. Invista na decoração, em perfumes suaves e antialérgicos, cores calmantes, uma boa iluminação, climatização e na simpatia, sabendo que quem ama o que faz tem sempre lugar garantido no mercado.

Um bom planejamento de marketing é fundamental para o sucesso de seu estúdio de pilates. Investir na visibilidade do espaço, ter boas referências, fazer uma divulgação direcionada, conquistar a confiança de seus clientes e oferecer um ambiente agradável são algumas das estratégias a serem observadas. Comece o seu plano de marketing agora mesmo!

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E então, animado para colocar a mão na massa? Com essas dicas, você já está apto para começar a fazer um plano de marketing de um estúdio de pilates. Agora é só colocar em prática!

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